top of page

TANQUE SÉPTICO, FILTRO ANAERÓBIO E SUMIDOURO: qual usar para o tratamento do meu esgoto?



Quando estamos realizando o tão esperado sonho da casa própria ou até mesmo aquela obra de reforma que tantas vezes foi adiada, temos que pensar nos mais diversos detalhes. Se queremos paredes mais espessas, cobertura com laje e/ou telhado, esquadrias de madeira ou alumínio, se queremos água quente no banheiro e na cozinha, entre outros. Porém um sistema que a maioria das pessoas leigas não tem conhecimento e tem mais dificuldade para entender, é sobre o que fazer com o esgoto gerado dentro de casa.


Infelizmente vivemos num país em que o saneamento básico, mais especificamente, a coleta e o tratamento do esgoto doméstico foram deixados para trás, principalmente na região norte do país, especificamente Belém, Ananindeua, Marituba, Benevides, Santa Izabel, o que faz com que a maioria das nossas residências tenha que ter tratamento de esgoto individual.


Visando a não poluição de rios e corpos de água destinadas ao abastecimento da população, a não poluição do solo, a preservação da qualidade da água, e também para que não existam odores desagradáveis e a presença de insetos, foram criados os sistemas de tanques sépticos, mais conhecidos como fossas sépticas, e os dispositivos de disposição de efluentes (esgoto final).


Sendo assim, com esses diferentes métodos de tratamento de esgoto individual que podem ser instalados em sua casa, COMO SABER QUAL USAR? Esse artigo tenta ajudar você a entender melhor quando e onde usar os principais tipos de tratamento de esgoto doméstico.


Para tratamento do esgoto, o TANQUE SÉPTICO (FOSSA SÉPTICA), sempre deve ser usado pois é a unidade de tratamento primária do esgoto doméstico. É nele que é feita a separação e a transformação da matéria sólida contida no esgoto. Deve ser construído a 1,50m de distância de construções, limites de terrenos, ramais prediais de água e sumidouros; a 3m de distância de árvores e de qualquer ponto de abastecimento de água da rede pública, além de ficar longe 15m de poços freáticos e corpos de água. São cuidados para evitar contaminação. Outro detalhe importante é que a fossa séptica deve ser limpa periodicamente através de empresas especializadas como a Alô Service para que seu trabalho não seja prejudicado.


Para a disposição do esgoto após a fossa séptica tem-se duas opções:


A primeira é o SUMIDOURO, que é usado quando o lençol freático (nível de água) é muito profundo, ou seja, acima de 1,5m, assim o esgoto tratado é infiltrado em camadas mais profundas. O sumidouro consiste basicamente em um poço com paredes permeáveis e um enchimento com pedra britada.


A segunda opção é usar um FILTRO ANAERÓBIO logo após a fossa séptica quando se tem o lençol freático muito alto (perto do solo). O filtro tem como função tratar mais uma vez o esgoto através de microrganismos para retirar mais impurezas e contaminantes antes de lançar no solo. Ele é construído com camadas de brita, forçando o esgoto percorrer o leito de pedras de baixo para cima, mantendo sempre “afogado” e evitando a entrada de ar para o desenvolvimento dos microrganismos. Após esse segundo tratamento do esgoto, o mesmo pode ser lançado num sumidouro para infiltração no solo.

É um método bastante usado por estabelecimentos comerciais, e por isso, devem sofrer manutenção periódica impreterivelmente para evitar multas e sanções dos órgãos fiscalizadores. A Alô Service é especialista em filtro anaeróbio, sua limpeza, retrolavagem e/ou troca do elemento filtrante.



Manutenção do filtro anaeróbio do Hospital Galileu Ananindeua - PA
Manutenção do filtro anaeróbio do Hospital Galileu Ananindeua - PA com nossos especialistas



Atualmente existe esses sistemas citados no artigo já prontos de materiais mais resistentes e de instalação mais rápida. Seja qual for o que você escolher para uso em sua casa ou estabelecimento comercial, consulte antes um profissional habilitado, um arquiteto(a) ou engenheiro(a) civil, para fazer o dimensionamento do tamanho de cada um dos elementos conforme a necessidade da residência.


O mau dimensionamento do sistema de coleta e tratamento de esgoto bem como a falta de manutenção periódica pode se tornar uma grande dor de cabeça, pois podem ocorrer transbordamentos, vazamentos de odores, entre outros problemas. Por isso, chame a Alô Service para cuidar dessa manutenção e lhe deixar livre de grande problemas.

Komentarze


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page