top of page

Limpeza de caixa de gordura: porque é essencial



Infelizmente, a limpeza de caixa de gordura em Belém e regiões metropolitanas não é feita regularmente em condomínios, restaurantes, bares, portanto, em qualquer local que conte com uma cozinha.


E por que é um tipo de serviço essencial?


Simplesmente porque a caixa de gordura é responsável por impedir que toda a gordura proveniente de utensílios de cozinha seja lançada diretamente na rede de esgoto. Isso evita que o ambiente seja contaminado, afasta o surgimento de pragas e por consequência, previne uma série de doenças. Por isso que é tão importante manter uma certa regularidade nessa limpeza, e o intervalo entre uma limpeza e outra vai depender da frequência do uso da cozinha, principalmente em estabelecimentos comerciais alimentícios.

Assim, esse período é menor em restaurantes, se comparando com cozinhas residenciais, visto que a caixa de gordura de um restaurante é muito mais requisitada. A questão aqui é que determinadas pessoas só pensam em chamar uma empresa limpeza de caixa de gordura quando a caixa de gordura já está 100% entupida.

Além disso, outras pessoas pensam que é um tipo de limpeza que podem fazer sozinhas, no entanto, usam produtos inadequados, acarretando danos mais graves à estrutura da caixa de gordura, muitos deles irreparáveis.

Portanto, o mais indicado é contar com o auxílio de uma empresa especializada como a Alo Service, visto que dispõe de profissionais capacitados para realizar a higienização da caixa de gordura preservando o encanamento. Se você ainda tem dúvidas da importância da limpeza de caixa de gordura, reunimos aqui as principais informações sobre esse serviço tão essencial!


Caixa de gordura o que é?


Primeiramente, para compreender como funciona de uma empresa de limpeza de caixa de gordura, principalmente no Estado do Pará é importante saber o que é uma  caixa de gordura.

A caixa de gordura, que é um item obrigatório, que consiste em um pequeno reservatório, cuja localização é na saída da pia ou da máquina de lavar louças, tendo a função de reter a gordura. Ao lavar louças, talheres e panelas, a gordura ali presente desce pelo ralo da pia, ficando grudada nas paredes da tubulação.

Com o tempo, o espaço vai estreitando a passagem do esgoto, causando entupimentos e até mesmo transbordamentos, além do retorno do esgoto. Um sinal característico do entupimento de caixa de gordura é o odor um tanto desagradável.

Quanto ao tamanho da caixa de gordura, isso varia de acordo com a área da cozinha, por exemplo, numa cozinha com duas pias, a caixa de gordura deve ter a capacidade de no mínimo 18 litros. Já o material, a caixa de gordura pode ser feita em PVC, fibra de vidro, concreto ou alvenaria, e deve ser de fácil acesso para realizar a limpeza.


Caixa de gordura qual a função?


Antes de saber quando fazer a limpeza de caixa de gordura, é importante saber para que serve a caixa de gordura.

A caixa de gordura é um sistema que capta a sujeira, e no momento da passagem da água e gordura, tem a função de reter a gordura e permitir o fluxo normal da água.

Isso é o que evita o entupimento e a não contaminação da água.

Dessa forma, mantém o encanamento e a rede de esgoto sem impurezas.


Limpeza de caixa de gordura em Belém e regiões como funciona?


Hoje em dia, uma empresa licenciada como a Alo Service, para fazer a limpeza de caixa de gordura usa técnicas de última geração, justamente para assegurar a limpeza apropriada.

Na maioria das vezes, o método utilizado, que se baseia no uso de bombas de alta pressão, com o objetivo de desobstruir e remover a sujeira da tubulação, sem causar nenhum dano ao encanamento.

Em locais onde o uso da cozinha é constante, por exemplo,  bares e restaurantes, a limpeza da caixa de gordura é realizada a partir da sucção a vácuo em virtude do grande volume de gordura.

Nesse caso específico, a nossa empresa dispõe de um caminhão limpa fossa para remover o acúmulo de gordura na caixa.

Também usamos a máquina desentupidora profissional, mais conhecida com a roto-rooter, que é uma mola de aço super resistente que tritura os resíduos de gordura petrificados.

Sendo que, o técnico que vai realizar o serviço realiza a avaliação para saber qual técnica é mais adequada para cada situação.


Quais as consequências da falta de limpeza na caixa de gordura?


Como dito acima, a caixa de gordura tem a finalidade de fazer com que o sistema de esgoto e encanamentos funcionem da melhor maneira possível.

Isso acontece porque o dispositivo retém a gordura e  os dejetos que seriam jogados diretamente na tubulação e na rede de esgoto, o que normalmente leva a obstruções, entupimentos e transbordamentos.

Contudo, com a falta de limpeza, essa gordura vai se acumulando e pode provocar:

  • Entupimento de tubulações: como a sujeira interfere na função da caixa de gordura, isso acarreta entupimentos;

  • Escoamento lento da água: a gordura que fica grudada nas tubulações dificulta e impede o escoamento correto da água;

  • Odor desagradável: a ausência de limpeza da caixa de gordura pode acarretar um mau cheiro subindo pelo ralo da pia;

  • Transbordamento da caixa de gordura: quando há excesso de acúmulo de sujeira, pode haver transbordamento da caixa de gordura;

  • Aumento de proliferação de insetos: a falta de limpeza leva ao aumento de proliferação de pragas.

Você conseguiu entender o que pode acontecer se não for feita a limpeza regular da caixa de gordura?

Lembre-se que deve ficar a cargo de uma empresa especializada, e nunca tente limpar a caixa de gordura por conta própria.


Por que é importante a limpeza de caixa de gordura em Belém e regiões?


A finalidade da limpeza de caixa de gordura em Belém e regiões é evitar o acúmulo de gordura na tubulação, o que pode causar obstrução, e em determinados casos, o transbordamento, principalmente porque nossa região não é provida de saneamento básico, o que acarreta muitos problemas graves.

A importância dessa limpeza é não apenas para que a caixa de gordura funcione adequadamente, mas também para que a gordura não seja lançada na rede de esgoto (quando há) de forma inadequada. Em períodos chuvosos essa prática incorreta acarreta em entupimento das tubulações, ruas alagas, proliferação de pragas urbanas, poluição das águas.

Como foi mencionado acima, uma caixa de gordura que não recebe a higienização regular, pode aumentar o risco da presença de insetos, fungos e bactérias.

Logo, a limpeza da caixa de gordura é essencial para a preservação da saúde das pessoas e um ambiente mais saudável, principalmente estabelecimentos comerciais do ramo alimentício que tem por obrigação manter a higiene.


Qual a periodicidade da limpeza de caixa de gordura?


Primeiramente, a limpeza de caixa de gordura é um serviço que deve ser realizado regularmente, especialmente em locais onde a cozinha é muito utilizada.

Diante da importância da limpeza de caixa de gordura, outra dúvida frequente é quanto ao período que se deve fazer essa limpeza.

Então, o período entre uma limpeza e outra vai depender da dimensão da caixa de gordura, bem como do uso da cozinha, o que pode variar de quinze em quinze dias ou a cada três meses.

Vale a pena se informar sobre o período certo, e a dica é procurar saber com  uma empresa especializada em limpeza de caixa de gordura como a Alô Service, que irá fazer a avaliação através dos nossos especialistas.


Dicas para evitar o entupimento da caixa de gordura


Além de realizar a limpeza periódica da caixa de gordura da sua cozinha, vale a pena tomar alguns cuidados para evitar o entupimento da caixa de gordura:

  • Passe um papel nos pratos e panelas antes de lavar para remover restos de gordura;

  • Não descartar restos de comida na pia;

  • Após lavar a louça, jogue um pouco de água fervendo no ralo;

  • Não use produtos abrasivos, pois podem danificar a caixa de gordura.

Mais uma vez, é um tipo de limpeza que deve ficar a cargo de uma empresa de limpeza de caixa de gordura em Belém e regiões como a Alô Service, que é a garantia de uma higienização eficaz.


Qual empresa de limpeza de caixa de gordura contratar?


Você viu que a limpeza de caixa de gordura em Belém e Regiões é um serviço essencial, e talvez você esteja se perguntando: qual empresa contratar?

Provavelmente, ao fazer uma pesquisa, você vai encontrar dezenas de empresas especializadas em limpeza de caixa de gordura, e para te ajudar, selecionamos alguns pontos para você levar em conta:

  • A empresa precisa ser licenciada e utilizar ferramentas especiais para a limpeza de caixa de gordura;

  • Prestar atendimento 24 horas, até mesmo nos finais de semana e feriados;

  • Equipe técnica habilitada e treinada;

  • Garantia pelo serviço;

  • Orçamento sem compromisso;

  • Facilidade de pagamento.

Nós, da Alô Service Ambiental, atendemos a todos esses requisitos e colocamos à disposição de nossos clientes uma equipe técnica para esclarecer qualquer dúvida.

Além de dar todas as orientações, fornecemos dicas de manutenção de caixa de gordura, o que garante o funcionamento correto.

Portanto, se você observar que a água está demorando para descer, um mau cheiro ou transbordamento, a melhor solução é entrar em contato conosco e agendar uma visita.




Comments


Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page